Realidade nua e crua dos meninos de rua

          Preciso de ajuda

O correio web, Brasília, evidenciou uma triste realidade que permeira todo o cenário brasileiro. trata-se da situação degradante na qual muitas crianças, condenadas a viver nas ruas, vive cotidianamente. O que mais chama atenção na publicação do correio web é o fato dessa mazela estar diante dos olhos de nossos governantes, bem perto do congresso nacional.

É crescente a ocupação de calçadas, sinaleiras e outros pontos específicos da cidade por meninos com faixa etária inferior a maioridade. Muitas das vezes essas crianças são vitimas provenientes de família destruída pelos vícios, brigas conjugais, violência diversas em seus lares, de abandonos, fatalidades anteriores que acabaram levando seus únicos familiares ou pessoas próximas, e outros casos mais específicos cuja única saída, ou melhor, possibilidade deixada foi viver na dependência de si própria.

Essas crianças, por não terem qualquer perspectiva de como dá seguimento a sua vida, pelo fato de não possuírem casa, família, condição financeira viável, assistência assídua dos órgãos governamentais, vêem na rua a única opção de moradia, alimentação e desenvolvimento cultural a seu alcance.As nações unidas denominam “menino de rua” toda criança para a qual a rua (no sentido mais amplo do termo, o que inclui casas não habitadas, terrenos baldios e etc.) tornou-se sua moradia, sua fonte de sobrevivência, que não tem proteção de nenhum órgão público ou de adulto responsável.Esses meninos que encontramos nas ruas são crianças denominadas “meninos de ruas”, pois as calçadas e sinaleiras são os lugares onde todas as suas atividades e necessidades humanas são operadas cotidianamente. Esses seres humanos que observamos no nosso dia-dia, excluídos do resto da sociedade, nascem como qualquer outra criança; cheia de vitalidade, alegria, grandes sonhos, enfim, como todas as outras. Apesar de não possuírem o mínimo de dignidade, esta direito de todos os seres humanos, conseguem sobreviver e trilhar um caminho longínquo marcado de mais tristeza do que alegria.

É incerto o dia seguinte desses meninos e meninas, uma vez que sua alimentação, segurança, enfim, suas necessidades não lhe estão garantida.Sendo assim, pensar em solucionar essa problemática não é apenas ter vontade de assim fazer, mas rasgar as mangas e “meter a mão na massa”. Um exemplo de contribuição mínima da sociedade é mudar a forma de ver essas crianças e, conseqüentemente, transformar a reflexão de como punir mais severamente para uma reflexão de como contribuir para a resolução desse mal que atinge a parcela mais importante da sociedade, que são as crianças.

O jornal aurora da rua, “veículo que cobre os moradores de rua com atenção, dignidade e respeito”, é uma forte arma contra essa mazela, que é alimentada contidianamente por nossos estereótipos, estigmas e prenconceitos.

About these ads

112 Comentários

Arquivado em Uncategorized

112 Respostas para “Realidade nua e crua dos meninos de rua

  1. gostei muito !!!!!fis atéum trabalho com tudo isso:)

  2. Alessandra

    Muito bom ! me ajudou bastante ;)

  3. também gostei…muito interessantee…
    é o q eu estava procurando pra fazer o meu trabalho
    =D

  4. aain adoreii…
    me ajudou muitoo para o meeu trabalho’
    =D

  5. Rayane

    Super Hiper Mega Legal

  6. Dá pena de ver tantos meninos ai, na rua, sem estudo……

    • Jardiel

      Isso só agrava o subdesenvolvimento do Brasil, pois cujo as crianças que são o futuro da nossa sociedade estão “largadas as traças”, sem estudo, sem lazer, sem segurança, sem moradia, sem amor, sem carinho e entre outras coisas que uma criança necessita é deve ter conforme a legislação brasileira decreta para viverem bem de certa forma.

  7. joana

    muito legalllllllllllllllllll

  8. joana

    muito legallllllllllll

  9. kkkkkkkkkkkkkkkkk bando de otarios , meninos de rua fdp

  10. rhayane gomes(lollipop)

    achei muito bom esse assunto ……=a rayane acima fiz um trabalho tb e fikou muito bom…

  11. isabella

    gente…tow fazendoo um trabalho com isso…

  12. Géssica Rayane

    D+++ ;)
    Muiiito legal ;*

  13. lays

    gostei muito do texto;;;mas como posso deixar o meu comentário a respeito;e acredito q toda crítica pode ser encarada como construtiva;;irrei deixar a seguinte idéia:apresentar um conclusão mais sólida,apontando possíveis soluções para o problema.Mas tbem gostei muito qndo citou ao menos as meninas no texto visto q na maioria d textos assim,refletem apenas os meninos; mas q tbem acho q devia ser apontando o qnto essas meninas são exploradas como no caso da prostituição.mas desde d ja agradesso a atenção!!!

  14. Tailândia

    Gostei bastante !!!! show…

  15. Isabela

    Adorei está matéria; me ajudou bastante no trabalho á ser realizado !
    ;D

  16. Paullin

    Muito legal, mas faltou dicas para solucionar o problema.

  17. é mutio inportante que todos nós nos cosienteze que nossa criança presizam de um lar digino

  18. Marília

    interessantíssimo!!

  19. claudia correia

    Acho a iniciativa muito importante, pois hoje quase ou nada vem sendo feito por nossos governantes para mudar e melhorar essa situação caótica que vêm vitimando nossas crianças. Vamos acordar pra realidade e fazer algo de novo pra mudar tudo isso, não adianta só ficar reclamando no conforto de seu lar, mas que possamos arregaçar as nossas mangas pra fazer algo de bom.

  20. adorei esse cotidiano é interessante para todos nós do mundo inteiro serve para agente ver o que acontece com eles hoje em dia!

  21. Liih *

    muuito interessante e útil. me ajudoo bastaante (:

  22. wilian

    Gostei mto…me ajudou mto a fazer um trabalho
    =D

  23. mauricio

    é a vida é assim os pais nao estudou e nao sentivou os garotos isso oq q da so ta vivo pela misericodia elem disso oq eles pra sobreviver roba ai a policia vai e mata ou q te dinho vem a chega vira saldado do trafico nem sei mais oq falar vio so Deus mesmo

  24. sonia maria monteiro

    oi,gostei muito da reportagem ,estou efetuando um trabalho de faculdade com esse tema , e gostaria que se fosse possivel me fornecer mais relatorios á esse respeito. parabens pela iniciativa

  25. parabens pela iniciativa de nos mostrar esse tema tao visto e que as pessoas fingem nao verem. e peço por gentileza se for possivel voce me enviar muito mais á esse respeito pois estou efetuando um trabalho de faculdade com esse tema.

  26. parabens pela reportagem peço por gentileza se for possivel me enviar mais informação á esse respeito pois estou efetuando um trabalho de faculdade .

  27. oi,
    parabens pela reportagem e pela escolha pois as pessoas convivem com esse problema todos os dias e fingem nao ver o que acontece,peço por gentileza se for possivel me enviar mais informação á esse respeito pois estou efetuando um trabalho de faculdade .

  28. samuel p gomes

    muito bom eu fiz um trabalho com isso

  29. as pessoas devião gostar dos meninos das ruas de torres

    tenhão

  30. natasha

    gostei muito da informaçao ajudou me a fazer o trabalho da faculdade…é muito interessante saber o k acontece no nosso mundo…sobre a situaçao em k se encontram grande parte das crianças e ate adolescentes…gostaria tambem de saber se existe alguma soluçao para este problema…

  31. Thalita,Aline e Amanda

    Parabéns…
    Ajudou bastante,estávamos fazendo um trabalho sobre meninos de rua…
    Obrigada.
    bjs
    *_*

  32. Thalita,Aline e Amanda

    PARABÉNS…
    Ajudou bastane no nosso trabalho…
    Muito interessante…
    *_*

  33. Socorro Barroso

    Todos os dias nos deparamos com uma situação dessa, sempre atribuímos a criança aquela situação, como se ela fosse a culpada por está alí. Concordo quando coloca que os governantes fecham os olhos para esse problema, se isentam de qualquer responsabilidade. Devemos sim, cobrar dos governantes, políticos por tudo isso.

  34. Gostei muito…
    é o que estou prorcurando…
    muito interessante e bacana…

  35. Graziele

    Muito interessante ,, gostei !!!!
    Que Deus ilumine todos esses meninos que precisam muito de nossa ajuda .

  36. Me ajudou muito isso aí. Tive que procurar uma reportagem que falasse da realidade dos meninos de rua, e compara-la com a obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Serviu como uma luva. Sugiro que leia o livro, ilustra exatamente a realidade de meninos de rua de Salvador, no século XIX. Só uma sugestão, e Parabéns.

  37. janaina

    essa e a realidade nua e crua.

  38. vicka barromeu do nascimento

    adorei o texto realmente estamos vivendo em sociedade de olhos fechados para o descaso para com essas crianças que poderiam ser um alguem na vida e fazer o Brasil crescer. obrigado

  39. leonardo arruda

    gostariamos de fazer parcerias com vcs desse blog e colocarmos-nos a disposiçao. achmaos importantissimo estarmos divulgando as materias que vcs escrevem.
    grato
    jornal correio de noticias goiania

  40. miryan

    gostei representou bem o assunto!

  41. anderson bernardo

    po da hora a materia gostei muito
    atualmente estou escrevendouma musica sobre
    esse tema meninos de rua e
    estou usando a materia como fonte de espiração…

  42. hanna

    =D mtuuu! booom otiimoo moostree a reaaliidade!@.@

  43. Muito legal e interesante(fantastico)…

  44. Sayonara Ualissa

    ok foi mto bom saber mas da realidade dos meninos de rua, gostaria de saber o k k nos crianças podemos fazer para ajuda- los.

  45. Mhaymey

    Mto sholes ..me ajudou mto para meu trabalho e tals..
    Bá mas podiam colokr mais ideias né!!!

  46. eu gost gostei muito importante

  47. Olá tudo bem aqui quem está escrevendo Debora para dizer que adoro todos os sites isso para mim é show muitissimo legal vocês estão de PARABÉNS eu agradeço muito por ter bolado esse otimo site legal até mais super bjosss

  48. Olá tudo bem estou escrevendo porque acho que ficou muito maravilhoso parabéns até mais bjossss

  49. viviane

    eu adorei;fiz até um trabalho super legal!!!!!!!!!!!!

  50. rag

    adorei a forma espota pelo autor do texto mais gostaria que nestes texto tivera graficos

  51. esse texto é muito legal me ajudou muito no trabalho que acabei tirando 5.00

  52. yorrana

    Muito interessante ,, gostei !!!!
    Que Deus ilumine todos esses meninos que precisam muito de nossa ajuda .

  53. vanessa rodrigues de queiroz

    gostei muito deste texto,por cima dele vou ter alguma ideia para fazer o meu trabalho….

  54. Yane Loes

    Muito bom o texto, so gostaria de saber a fonte sobre o trecho que define “menino de rua” pelas nações unidas. Assim eu poderia utiliza-la também.

  55. Thata

    ** A-D-O-R-E-I**
    Nossa achei esse texto D+
    parabéns,por esse trabalho bem feito.
    Ah,obrigada, pois graças a esse texto tirei uma ótima nota…
    Bjs.
    *Continue escrevendo esses textos legais*

  56. breno

    aee vcs q xamaram esses meninos de otarios,vaum tudo se fuder , sabe nem como e a vida fk ketimnhus, eles naum tem culpa de ser assim…. q deus abençoe eles q possam ter um futuro melhor q vcs

  57. Miguel

    adorei o trabalho desse jornal
    parabenssssss

  58. fabiana

    Mto boon me ajudo mto no meu trabalho

  59. eu gostei muito desse site é muito legal

  60. Selma Valle

    Adoreeeeiiiii!
    Muito bom mesmo, me ajudou bastante no trabalho escolar.
    Parabéns pela bela reportagem.

  61. Ótiimo ;DD’
    Fiiiz um trabalho qe vaalee 10,0 ; & ganheei meeus 10,0 poontoos *.*
    ôobg (!)

  62. adorei como é bom ter uma familia estruturadas mas muitas familias não vivem issso tem uma vida miseria derrota sem espernça mas que DEUS venha ajudar esses meninos de rua e colocar na cabça deles uma mente brilhante bjs pra todos

  63. daiane

    este artigo meu ajudou muito pra ver o que as crianca passa

  64. Eli

    Bastante interessante,usei para um trabalho e ficou muito bom,espero uma boa nota…
    Mas não posso de fazer um comentário.Vi um comentário que fiquei na duvida e fiquei boba.Uns indiota chamando essa criança de otários,se realmente for isso,eles são totalmente sem noção,pois se essas crianças estão lá ,não é culpa dela e sim de uma circustância da vida e são estudantes precisam primeiro passar por um médico(psicológo)estão doentes enão tem respeito pelo próximo…
    Um abraço e disculpa pelo comentário se fiz algo errado.

  65. Danielli

    Gostei muito!!!!

  66. josy

    Me Ajudou muito no meu trabalho,…..

  67. Deise Gabriely

    Adorei muito!!!!!!!!!!!!!
    Estou fazendo um trabalho sobre meninos de rua!!!!!!!!!!!!!!
    Me ajudou bastante………..
    Parabéns

  68. karine

    eu achoo que o governo devia fazer algo pra ajudar essas crianças que vivem na rua ,mas não só o governo e siim também todos os cidadoes que convivem com esse abisurdo

  69. andrielly

    adorei essa noticia me ajudo muito no me trabalho

  70. Claudia

    bom muitas vezes essas crianças estão na rua por não terem um lugar para morar, não so elas mais como todos os moradores de rua que tem que puxa carroça para sobreviver, e a maioria das vezes nem força para puxar carroça tem mais, então fica lá estirado no chão pedindo algo mais poder se alimentar ou as vezes nem é isso por que ” A FOME DOI MENOS QUE A SOLIDÃO ” as vezes uma palavra ou um sorrizo muda o dia daquele pobre na rua (:

  71. luana

    adorei :) agora eu vou fazer minha prova com todos esses dados !!

  72. livia

    amei eu fiz um trabalho todinho

  73. gabriella

    eu adorei
    era oque eu prcsava para o meu trabalho
    bjossssssss

  74. erica

    gostei muito!!!!!!!!!!
    adorei
    serviu para o meu trabalho*-*

  75. Danny Araujo

    acredito que a falta de humanidade hoje é excessivamente brutal, não tem nem prazer de votar nesses políticos de M. pois pelo o que eles ganham ou tiram de nos cidadãos ja tinha dado pra fazer algo pra quem realmente precisa de ajudar crianças que estão não por opção e sim por falta de oportunidades de de iniciativa de uma boa conduta. so espero que quando eles tiverem oportunidades de crescerem na vida não sejam políticos.

  76. Aléxia

    Valeu,me ajudou bastante tinha que fazer uma redação e facil de escrever com esse texto para tirar umas ideias!

  77. thaina alves

    adorei esse tema pois me ajudou bastante nos trabalhos e com ele consegui uma otima nota……

  78. eu também gostei muito por que não só me ajudou mais também ajudou aos meus colegas de classe.

  79. cecilia debora

    esse assunto me comoveu muito adorei.

  80. sonia de souza

    Adorei, que bom saber que existem pessoas que se preoculpam com nossas crianças (nosso futuro) estou fazendo trabalho na faculdade sobre meninos de rua pode mim ajudar?

  81. Leonardo Miranda

    muito bom, me ajudou muito!

  82. glayane

    po da hora!ae ta ligadoooooo!!
    soooo o luxxxxooooooo……!!!!

  83. Monica

    vcs estão de parabéns.fiz um trabalho com isso.

  84. maria

    adorei ajudou na minha pesquisa!!!!!!!!!!!

  85. EDIVANIA L DE LIMA

    gostei muito do assunto abordado, muito bom pra quem faz serviço social pois da uma pesquisa e tanto.

  86. e muito triste ve essas pesoas criancas na rua

  87. rodrigo

    foi muito bom

    eu fiz o trabalho da escola e tomara q eu tire um 10
    kkkkkkk

  88. Ana

    Desculpe não li o texto. Estou pesquisando se existe alguma matéria que explique o desaparecimento dos meninos de rua do Rio de Janeiro.

    Estou preocupada por que desde sempre convivi com eles e agora ando pelas ruas e não encontro mais os meninos.

    Estão transformando a cidade para os jogos e tenho a impressão que os meninos foram ….. não seio que aconteceu.

    Se alguém tiver alguma informação por favor entre em contato.

  89. yali

    valeu,gostei muito.tive q fazer uma redação sobre isso e me ajudou muito

  90. Pingback: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ | ganhemaislucro.com.br

  91. Adeane Ramos

    Moro em manaus e estou juntamente com minha mãe e irmãos;estamos promovendo uma grande festa para as crianças da comunidade onde moramos,com lanche,brincadeiras,presente… Em uma ação social,e gostariamos muito de ter a presença de uma criança que ja viveu nas ruas mas que hoje esta recuperada;seria maravilhoso.
    Paz do Senhor Jesus.

  92. Aline

    olá! poderia corrigir o texto onde diz “forma de vê essas crianças”? seria “forma de VER essas crianças”.. mto bom seu artigo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s